sábado, 16 de junho de 2012

'Febre' por Justin Bieber é explicada cientificamente

Editora Globo
Curiosos - assim como nós - com o motivo da popularidade do cantor Justin Bieber, os cientistas da Universidade de Ottawa, Valerie Tweedle e Robert J. Smith? (o ponto de interrogação faz sim, parte do nome do pesquisador) desenvolveram uma pesquisa para descobrir porque a "Febre Bieber" é tão intensa.

Para chegar a uma conclusão os pesquisadores usaram uma ferramenta básica da epidemiologia, o modelo SRI. Esse modelo ajuda os cientistas a catalogar pessoas mais suscetíveis a germes e infecções.
De acordo com a pesquisa, da mesma maneira que pessoas doentes podem se curar, os 'Beliebers" - aqueles que acreditam em Justin Bieber- podem ser curados de sua febre através do tédio eventual ou pela cobertura negativa que a mídia pode fazer do cantor.

Porém, uma vez recuperados esses sujeitos podem pegar a "doença" de novo.  E isso acontece graças à divulgação positiva da mídia ou através do contato com pessoas ainda infectadas pela febre Justin Bieber.

Tornando a doença real  Tweedle e Smith? usaram uma equação matemática que explica o fenômeno, colocando valores em todas as variáveis. Eles usaram uma população hipotética de 2 mil pessoas - o tamanho de uma escola ou de uma pequena cidade. Brincando com um dos principais instrumentos da equação, a taxa de tédio, os cientistas descobriram que a febre Bieber é mais contagiosa quando acontece lentamente.
Se você anda ávido por uma 'cura' para essa febre, os resultados mostram que a forma de extinguir a Bieber Mania é a divulgação negativa do astro sem interrupção. Quando isso ocorre, os números de Beliebers diminui e os coloca na categoria de 'indivíduos em recuperação'. Só que, da mesma forma, uma enxurrada de publicidade positiva pode aumentar potencialmente o número de doentes por Bieber - o que levanta a seguinte pergunta: como isso vai terminar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário